Jogos

Valve implanta nova extensão para o driver Mesa Vulkan, que deve melhorar a taxa de quadros do jogo Steam Deck

Valve implanta nova extensão para o driver Mesa Vulkan, que deve melhorar a taxa de quadros do jogo Steam Deck
5views

O Mesa 23.0 integrou inicialmente a extensão VK_KHR_present_wait do Vulkan esta semana. Hans-Kristian Arntzen da equipe Valve Linux e VKD3D-Proton concordam que, devido às restrições de especificação atuais, ele só pode ser adicionado por meio da opção DriConf, enquanto a nova extensão pode ser feita por jogo/aplicativo. esta é uma extensão muito “prática”.

VK_KHR_present_wait foi adicionado no Vulkan 1.2.185 no ano passado, mas remonta a 2019. VK_KHR_present_wait foi projetado por Keith Packard (Keith Packard). Essa extensão permite que os aplicativos usem KHR_swapchain enquanto aguardam a conclusão da operação atual.

VK_KHR_present_wait pode monitorar e controlar o ritmo do aplicativo pelo número de imagens ainda não apresentadas. Isso pode melhorar muito a taxa de quadros do jogo, e a Valve pode implantar essa expansão no Steam Deck no futuro.

O problema com a especificação VK_KHR_present_wait agora é que falta uma consulta de superfície para verificar cada superfície para seu suporte. Essa extensão foi ocultada por trás de uma opção DriConf até que houvesse um recurso de espera presente para consultar o suporte por tipo de superfície.

Leave a Response