Noticias

O tipo C está aqui, onde estão o pequeno A e o pequeno B?

O tipo C está aqui, onde estão o pequeno A e o pequeno B?
22views

Antes de abrir este artigo, deixe-me apresentar a você talvez o estranho mais conhecido da sua vida – o USB. você sabia disso? Na verdade, o nome completo em inglês do USB é Universal Serial Bus, a tradução chinesa é Universal Serial Bus.

A tradução em linguagem compreensível por humanos é: unificada por muitos líderes da indústria que concordaram em integrar uma variedade de protocolos para alcançar a tecnologia de interface plug-and-play para computadores e dispositivos externos.

Com a popularidade dos novos smartphones, os telefones celulares tornaram-se gradualmente um assistente importante e indispensável em nossas vidas diárias. Isso levou diretamente o Tipo C a se tornar o tipo de interface mais familiar em nossas vidas diárias.

Fonte da imagem Pixabay

Na verdade, chamá-lo de Tipo C não é preciso o suficiente, essa interface comum de cabo de carregamento de telefone celular deve ser USB Tipo C. Mas você já pensou, USB Tipo C é tão conhecido, onde estão USB Tipo A e USB Tipo B?

O principal objetivo da empresa é fornecer a melhor solução possível para o problema. Ou será que este C não representa as “primeiras gerações”, mas tem outros significados?

Na verdade, a resposta para ambas as perguntas é não. Tanto o Pequeno A quanto o Pequeno B estão lá, e C é de fato aquele que segue o Pequeno A e o Pequeno B na ordem. Aqui, vamos nos familiarizar novamente com USB Tipo A e USB Tipo B.

Aqui, mais uma frase, como Tipo A, Tipo B e Tipo C, na verdade, fala sobre a versão do formulário de interface USB, o desempenho da interface parece diferente; e 2.0, 3.0 estão falando sobre a versão de especificação da interface USB. Usando dados para falar, a largura de banda teórica do USB 2.0 é de 480 Mbps, enquanto o USB 3.0 é de até 5 Gbps, portanto, há saltos e limites na capacidade de transferência de dados e na velocidade de transmissão.

Então, vamos nos reencontrar: o USB padrão, cujo nome completo deveria ser: USB Tipo A. Do USB 2.0 para a era do USB 3.0, embora seu desempenho tenha melhorado, sua aparência não mudou. É importante observar que a interface USB tipo A comumente usada também é dividida em conectores macho e fêmea.

Pegue nosso cabo de carregamento comum, por exemplo, o quadrado desta semana, liso em todos os lados, pode ser inserido no plugue do carregador ou a extremidade do computador é a extremidade macho. É certo que a extremidade macho é geralmente usada no mouse, teclado e outros pequenos dispositivos periféricos, ou como a extremidade do cabo. E os quatro lados seguintes com estilhaços em forma de U é a fêmea, é frequentemente usado no host ou hub e outros dispositivos de ponta.

Na era USB 2.0, o USB Tipo B ainda parece um pouco ingênuo com uma testa grande, mas na era USB 3.0, o USB Tipo B ficou muito pequeno com franja.

Além disso, o cenário de uso do USB Tipo B é um pouco diferente do USB Tipo A, como impressoras, scanners e outros dispositivos externos maiores. Na verdade, o USB tipo B também é dividido em dois tipos de macho e fêmea, o macho é muito comum e a fêmea é relativamente rara.

No entanto, se falarmos sobre o desempenho de trabalho das interfaces USB Tipo B e USB Tipo A, elas são na verdade 4 pinos, então a diferença no desempenho funcional não é muito grande. Quanto ao motivo de existirem dois tipos de USB Tipo B e USB Tipo A, acho que pode ser para conseguir a divisão de diferentes funções da interface.

O USB Tipo C, que aparece após o USB 3.1, tem um tamanho menor que o Tipo A e o Tipo B na aparência, e o design não distingue entre a parte superior e a inferior, portanto, a velocidade de conexão será mais rápida e conveniente de usar.

O desempenho do USB tipo C, que vem com 24 pinos, permite mais tipos e transferência e troca de dados mais rápida. Ele usa o padrão USB 3.1, então o limite máximo teórico de transferência de dados é de 10 Gbps, que é o dobro do USB 3.0.

O cabo de tamanho padrão com conector tipo C também pode passar corrente e também suporta “USB PD”, que está além da capacidade de fonte de alimentação USB existente e pode fornecer energia de carregamento de até 100 W, realizando verdadeiramente “5 minutos de carregamento, 2 horas conversando” para smartphones.

USB Tipo A e USB Tipo B | Fonte: bbs.21ic.com

Tipo CA | Fonte: Zhihu

Através destes dois diagramas acima, podemos ver claramente que não é verdade que um determinado tipo de interface corresponda absolutamente ao USB 3.0 ou ao USB 2.0, mas geralmente aqueles que atendem aos requisitos do USB 3.0 também são projetados para serem compatíveis com USB 2.0 ou mesmo compatível com USB 1.0.

Mas, em comparação, a interface USB tipo C que estamos vendo cada vez com mais frequência agora pode alcançar uma série de funções que outros tipos de conectores USB não podem. Os smartphones e laptops não apenas podem ser alimentados rapidamente via USB, mas também podem atingir velocidades de transferência cada vez mais rápidas.

Então, será o mundo do USB Tipo C em um futuro próximo? Sang Ning acha que é muito provável, então vamos esperar para ver!

Leave a Response