Tecnologia

Ford planeja cortar 3.200 empregos na Europa, fábricas alemãs são as mais afetadas

Ford planeja cortar 3.200 empregos na Europa, fábricas alemãs são as mais afetadas
7views

A Ford planeja cortar 3.200 empregos em toda a Europa e transferir parte do trabalho de desenvolvimento de produtos para os Estados Unidos, disse o sindicato alemão IG Metall, acrescentando que, se as demissões continuarem, elas prejudicarão as montadoras em todo o continente.

Fonte da imagem Pexels

A IG Metall disse que a Ford quer cortar 2.500 empregos no desenvolvimento de produtos e outros 700 empregos administrativos, sendo a Alemanha a mais afetada.

A fábrica da Ford em Colônia emprega cerca de 14.000 pessoas, incluindo 3.800 trabalhadores em um centro de desenvolvimento perto de Merkenich, que foram informados dos planos em uma reunião do conselho de trabalhadores na segunda-feira.

A Ford se recusou a comentar, dizendo em comunicado na sexta-feira que a mudança para a produção de veículos elétricos exigiria mudanças estruturais, mas não divulgaria mais informações até que os planos fossem finalizados.

No ano passado, a Ford anunciou um investimento de US$ 2 bilhões para expandir a produção em sua fábrica de Colônia, que atualmente fabrica o Fiesta, além de motores e transmissões, para construir modelos totalmente elétricos para o mercado de massa.

A Ford planeja lançar sete novos modelos de veículos elétricos na Europa, uma unidade de montagem de baterias na Alemanha e uma joint venture de fabricação de baterias de níquel na Turquia, como parte de um grande impulso para veículos elétricos (EVs) no continente.

A Ford também tem uma parceria com a Volkswagen para construir 1,2 milhão de veículos na plataforma elétrica MEB da montadora alemã ao longo de seis anos.

Mas a Ford alertou em junho passado que suas fábricas na Espanha e em Saarlouis, na Alemanha, fariam cortes significativos de empregos em um futuro próximo, porque a mudança para a produção de veículos elétricos significaria menos horas de trabalho para montar os carros.

A Ford da Europa fabrica, vende e presta assistência a veículos da marca Ford em 50 mercados, empregando cerca de 45.000 pessoas nas suas próprias instalações e em joint ventures consolidadas.

Leave a Response